terça-feira, 2 de julho de 2013

Os melhores campings do Rio (segundo a revista Veja Rio)

Os melhores campings do Rio

De Visconde de Mauá a Cabo Frio, passando pelo Sana e Trindade, fizemos uma seleção com dez ótimas opções para você acampar no estado do Rio

por Ernesto Neves | 26 de Junho de 2013

http://vejario.abril.com.br/especial/melhores-campings-rio-de-janeiro-745072.shtml


Opção consideravelmente mais barata para viagens, e ótima forma de curtir de perto a natureza, os campings contam hoje com infraestrutura e conforto. Privilegiado pela natureza exuberante, o estado do Rio conta com opções excelentes tanto para quem deseja passar alguns dias na praia quanto para quem sobe a serra em busca do friozinho de inverno. O kit básico inclui saco de dormir, mochila e barra, assim como um isolante térmico. Não esqueça ainda de levar lanterna e edredom. Para enfrentar os dias chuvosos, há ainda a venda de lonas plásticas. Montadas sobre estruturas metálicas, encobrem com eficiência toda a barraca.

Para utilizar equipamentos eletrônicos, leve extensões elétricas com mais de uma tomada. Os dias mais amenos pedem ainda colchões infláveis cobertos por uma camada aveludada. À venda em lojas de departamentos, eles ajudam a manter o ambiente aquecido. Úteis, cadeiras de praia podem ser usadas para descansar e contemplar a natureza. Do litoral sul até a Região dos Lagos, passando pelas montanhas de tirar o fôlego da Serra da Mantiqueira, confira nossa seleção de melhores campings e ponha o pé na estrada.

Búzios - Camping Búzios
A menos de 20 minutos a pé da badalada Rua das Pedras, o espaço conta com cozinha equipada, bar e restaurante. Caso o viajante esqueça de levar algo, uma mercearia funciona como quebra galho e vende artigos como bebidas, enlatados, biscoitos e sorvetes. As crianças podem se divertir ainda ná área verde, que conta com um pomar. Preços a partir de 30 reais.
Onde: Via Alternativa, s/n, Ferradura. Tel. 2623-2500.

Cabo Frio - Dunas do Peró
Entre dunas de areia branquinha, lagoas e praias de mar translúcido, está localizada no bairro do Peró, a apenas doze quilômetros do centro de Cabo Frio. Trata-se de uma área de proteção, com mata atlântica remanescente e paisagens deslumbrantes. Há espaço tanto para barraca quanto para trailer e o camping conta com pontos de luz, banheiro com água quente, piscina, bar, restaurante, campo de futebol e de vôlei. As diárias custam 25 reais, caso o pagamento seja em dinheiro, e 30 reais, se for pago com cartão de crédito.
Onde: Estrada do Guriri, 1001, Bosque do Peró, Cabo Frio. Tel. 22-2629-2323, 22-9203-6335. E-mail: reservas@pousadadunasdopero.com.br

Ilha Grande - Acorde
Emoldurado pelo verde da densa mata atlântica e o azul da Praia de Palmas, conta com espaço para 60 barracas. Vindo da praia de Abraão, porta de entrada da ilha, é preciso caminhar por 40 minutos pela trilha T10. Quem preferir, pode também tomar um barco até lá. Além da infraestrutura com banheiros, piscina infantil e churrasqueiras, oferece passeios de barco para praias próximas, como Lopes Mendes. Diárias a partir de 20 reais.
Onde: Estrada Tenente José Francisco de Azevedo, s/n, Praia das Palmas. Tel. 21-7278-0721. E-mail amepalmas@hotmail.com.

Itatiaia - Abrigo Rebouças
Localizado a 2.500 metros de altitude, no Parque Nacional de Itatiaia, fica próximo ao Pico das Agulhas Negras. Nesta época, é comum as temperaturas despenquem a -5°C. Ao amanhecer, os campos cobertos pela fina camada de gelo proporcionam um espetáculo único. As reservas precisam ser feitas com antecedência mínima de 15 dias. Como a estrutura é mínima e as noites geladas, deve ser frequentada apenas por viajantes experientes. O parque cobra ingresso de 11 reais, e a diária custa mais 18 reais.  Reservas aqui.
Onde: Estrada Parque Nacional Km 8,5. Tel. 24-3352-1292.

Nova Friburgo - Caledônia
Na localidade de Mury, um dos trechos mais altos da cidade serrana, tem atrações nas redondezas como cachoeiras e restaurantes de comida caseira. Há espaços para esportes, sauna, e piscinas naturais, assim como duchas para refrescar. Diárias a 11,80 reais.
Onde: Avenida Hamburgo, 730, Parque Mury. Entrada no km 69 da Estrada Rio-Friburgo, a 2 km do início da descida da serra. Tel. 22-2542-2275.

Rio -  Clube do Brasil
Quem deseja ter a experiência de acampar nem precisa sair da cidade. De frente para a Praia da Macumba, na Zona Oeste, o camping Clube do Brasil está a 50 quilômetros do Centro. Ótima para surfe, a praia tem ainda orla com quiosques e opções gastronômicas próximas. Também conta com playground e quadras esportivas. Diárias a 25 reais.
Onde :Estrada do Pontal, 5.900. Tel. 21-2490-0584.

Sana - Art Café
Na propriedade cortada pelo rio Sana, há estrutura dotada de estacionamento e área de lazer. Fica a 20 minutos de caminhada da Cachoeira do Escorrega e a 40 minutos da Cachoeira Sete Quedas. As noites frias da serra acabam, frequentemente, em animadas rodas de violão e forró. Preços a 20 reais por pessoa.
Onde: Rua José de Jesus Júnior, 48, centro.  Tel 22-2793-2639.
 
Teresópolis - Quinta da Barra
A três quilômetros do centro da cidade, tem nada menos que 30.000 metros quadrados de área. Trata-se de um clube completo. Há piscina semi-olímpica, salão de jogos, quadras poliesportivas, sauna e salão de festas. Também conta com churrasqueira, cantina e salão de TV. Preços a partir de 20 reais.
Onde: Rua Antônio Maria, 100, tel. 21-2643-1050 e 21 9943-8392.

Trindade - Menina Flor
Estratégicamente posicionado a apenas 100 metros da Praia do Meio e a 50 metros de belas cachoeiras. Sua cozinha possui geladeira e fogão. Tem chuveiro com água quente ducha  fria para os dias de calor. Diárias custam 20 reais.
Onde: Rua Eufrasio do Carmo (Rua da Cachoeira) s/n°. Tel. 24-3371-5143.E-mail: meninaflorcamping@yahoo.com.br.

Visconde de Mauá - Fazenda Santa Clara
Na estrada que liga as duas principais cidades da região - Maromba e Maringá, o espaço de 6000 metros quadrados encontra-se em um vale cercado por montanhas. A paisagem é dominada por araucárias, árvores típicas de regiões mais frias do país. À disposição dos visitantes estão cachoeiras e piscinas naturais próprias. A hospedagem também conta com lanchonete, bar, mesa de sinuca e churrasqueira. Diárias de 20 reais por pessoa.
Onde:  Estrada Maringá - Maromba, Km 1. Tel. 24-3387-1508, 21-2437-2866 e 21-9955-8878

7 comentários:

  1. Olá pessoal

    Grande dica...já estamos de olho em 04 camping's
    Búzios, Teresópolis, Trindade e Cabo Frio
    Alias, Trindade por incrível que pareça já estava nos planos antes desta publicação...rsrs!!!
    Quem sabe agora para o mês de setembro...dá certo!!!
    Já estamos devendo uma visita ao maravilhoso estado do Rio de Janeiro

    Voadores

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, tudo bem?

    Sou o Tiago do blog Trips, sobre acampamento(www.tripsnature.blogspost.com).
    Estamos organizando o 4º Encontro dos Blogs Campistas e gostaríamos de convidá-los para mais uma acampada. O Encontro acontecerá no camping Fazenda das Pedras na cidade de Itu-SP nos dias 25 a 27 de outubro.

    Este ano estamos contando com o apoio da marca Quechua, exclusiva da Decathlon.
    Durante o churrasco e a confraternização do grupo, realizaremos um sorteio com todos os brindes cedidos por nossos patrocinadores.



    Para maiores informações acessem: www.tripsnature.blogspost.com.br ou encontrodosblogs@hotmail.com



    Abraços



    Tiago Pavese

    Grupo dos Blogs Campistas

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu blog, pois moro no Rio e vc tem muitas dicas para quem quer começar essa aventura de acampar com minha família. Gostaria apenas de te perguntar sobre a lona q vc cobre sua barraca. Percebi q muitas pessoas usam gazebo e vcs não. O que preciso realmente para fazer esse "esticado" que vc faz?
    Obrigada e continuo acompanhando suas viagens.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog, pois moro no Rio e vc tem muitas dicas para quem quer começar essa aventura de acampar com minha família. Gostaria apenas de te perguntar sobre a lona q vc cobre sua barraca. Percebi q muitas pessoas usam gazebo e vcs não. O que preciso realmente para fazer esse "esticado" que vc faz?
    Obrigada e continuo acompanhando suas viagens.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei seu blog, pois moro no Rio e vc tem muitas dicas para quem quer começar essa aventura de acampar com minha família. Gostaria apenas de te perguntar sobre a lona q vc cobre sua barraca. Percebi q muitas pessoas usam gazebo e vcs não. O que preciso realmente para fazer esse "esticado" que vc faz?
    Obrigada e continuo acompanhando suas viagens.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito do seu blog, pois moro no rio e vcs tem muitas dicas. Como iniciarei muitas aventuras com minha família a partir desse mês, gostaria de te perguntar como faz aquela cobertura em cima de sua barraca (o q preciso adquirir de material). E saber tb se é melhor do gazebo, pois vejo várias pessoas utilizando-o.
    Obrigada e continuarei acompanhando vcs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, usei lona carreteiro e uma estrutura de ferro , como uma estaca que meu marido fez, mas esse mês adquiri um gazebo e vamos começar a usá-lo para experimentar. Abraços e boas acampadas!

    ResponderExcluir